terça-feira, 10 de abril de 2012

Cássio acredita que Harrison Targino resolverá impasse do Estado com a UEPB

Cássio também revelou que foi ouvido por Ricardo antes da realização da mini-reforma
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) revelou, nesta segunda-feira (09), acreditar que o novo secretário estadual de Educação, Harrison Targino, resolverá o impasse entre o Governo do Estado e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), gerado pela redução no repasse dos recursos para Instituição.
“Harrison Targino é professor da UEPB, foi secretário de Educação em Campina Grande quando eu fui prefeito, é competente e com a anuência do governador Ricardo Coutinho vai resolver este impasse”, afirmou.
Cássio também revelou que foi ouvido pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) antes da realização da mini-reforma na administração Estadual.
Diálogo
Já o secretário Harrison Targino diz que irá resolver os problemas com a Universidade “ampliando o diálogo com os professores, estudantes e servidores”.
Fonte:WSCOM Online 


Senador da PB é escolhido para presidir Conselho de Ética que vai investigar Demóstenes Torres

O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) deverá ser indicado presidente do Conselho de Ética que vai investigar acusações contra Demóstenes Torres (sem partido - GO). A escolha do paraibano aconteceu na tarde desta segunda-feira (9) após uma reunião com o líder do PMDB Senado Federal, Renan Calheiros. A informação foi dada pelo deputado Manoel Júnior.
“Vitalzinho é o novo presidente do Conselho de Ética do Senado Federal”, postou o deputado no seu twitter.
O novo colegiado será responsável por conduzir o pedido do PSOL de abertura de processo de quebra de decoro contra o senador Demóstenes Torres.
Demóstenes é acusado de ser sócio do empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo da Polícia Federal.
Caberá ao novo presidente, que substituirá Jayme Campos (DEM-MT), decidir se acatará a representação do PSOL que pede a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O parlamentar pediu afastamento do DEM, na semana passada, depois de ter seu nome vinculado a um esquema de exploração de jogos ilícitos, em Brasília e Goiânia, comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
A relatoria, segundo o Regimento Interno de Senado, é escolhida agora por sorteio logo após a eleição do presidente. Como o PMDB tem a maior bancada na Casa, cabe ao líder da legenda indicar o nome que ocupará a presidência do colegiado. O anúncio oficial deve ser feito ainda hoje (9), por Renan Calheiros.
Na semana passada, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), defendeu que, no caso de os peemedebistas escolherem a presidência do Conselho de Ética, o seu partido deve ficar com a relatoria. No entanto, a nova norma regimental estabeleceu a escolha por sorteio ao contrário do nome ser definido pelo presidente eleito.
Fonte: PolíticaPB 

Prefeitura firma parceria com a Coral para pintar o Centro Histórico

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac/SEPLAN), firmou parceria com a Tintas Coral para revitalização de algumas áreas do Centro Histórico da Capital por meio do projeto "Tudo de cor para você”. Os locais específicos devem ser definidos em breve e o projeto "Tudo de cor para João Pessoa” já se inicia no dia 16 de abril. Segundo Rosangela Toscano, diretora de planejamento da Copac, a escolha valoriza o Centro Histórico, enquanto patrimônio cultural da cidade. "A ação deste projeto contribui para a preservação do nosso patrimônio edificado e também deixa a cidade mais bonita, valorizando o espaço urbano e atraindo as atenções. Além disso, desperta a cidadania, através da satisfação e o sentimento de pertencimento da população”, explicou. O especialista de marketing e coordenador do "Tudo de cor para João Pessoa”, Michael Stachera falou que o projeto engloba quatro etapas: a escolha do local, o diálogo com autoridades e comunidade local, a execução do projeto e a celebração da parceria. "Levamos em consideração a beleza arquitetônica da cidade, a sua história e a relevância que ela tem para a comunidade. A partir daí, fazemos contato com os órgãos responsáveis e começamos a transformação do local”, afirmou. De acordo com Michael, o projeto é muito mais do que a revitalização do local escolhido através da pintura. "A missão da Coral é levar cor para a vida das pessoas e, por meio desse projeto de pintura, nós agregamos um treinamento para a comunidade, que participa ativamente do processo. Despertamos, assim, o senso patrimonial e mostramos para essas pessoas o quanto é importante o ambiente em que elas vivem”, ressaltou. Início do trabalho - A previsão é que a realização da obra dure 10 semanas. A própria Coral é quem se responsabiliza pela execução e contratação de mão de obra. "O nosso interesse é envolver a comunidade local nesse processo. Então, contratamos uma empresa responsável pela execução e também inserimos pessoas da própria cidade para serem capacitadas, gerando oportunidades de trabalho”, afirmou Stachera. Ele lembrou que a escolha de João Pessoa passou por um critério bem específico e atípico que foi o envolvimento dos próprios moradores na escolha da cidade pela internet. "Ano passado, durante os meses de maio a junho, houve uma campanha muito ativa no twitter pedindo para que João Pessoa fosse a próxima cidade contemplada com o projeto da Coral. A campanha surpreendeu pela adesão e isso também foi avaliado”, revelou.

Juiz golpeia lei de Gervásio e decide pela obrigatoriedade da carteira na compra de passagem em JP

    A lei de autoria do deputado Gervásio Filho (PMDB) e promulgada pela Assembleia Legislativa assegurando outras alternativas para garantia dos direitos dos estudantes sem a necessidade única da carteira de estudante sofreu um golpe nesta segunda-feira.
O juiz Antônio Sérgio Lopes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, acatou liminar impetrada pela Federação dos Estudantes Secundaristas e decidiu pela obrigatoriedade da apresentação da Carteira de Estudante para se garantir a meia passagem nas compras e recargas dos cartões do sistema de transporte coletivo de João Pessoa.
A ação se baseia em leis municipais que asseguram ao município à prerrogativa exclusiva para legislar sobre transporte municipal coletivo e sugerem a obrigatoriedade da apresentação da carteira. A decisão tem o aval da Associação dos Transportes Coletivos de João Pessoa.
O deputado Gervásio Filho diz que uma lei estadual é abrangente e vale para todos os municípios paraibanos, não podendo haver exclusões.


Presidente do CRF-PB afirma que 20% das farmácias da Paraíba funcionam irregularmente

Das 1.800 farmácias que funcionam na Paraíba, 20% delas, ou seja, 360, funcionam sem atender a resolução federal 5.991, que obriga a presença constante do farmacêutico no estabelecimento. Em muitas ainda funciona a empurroterapia, como informa Cila Estrela Gadelha de Queiroga, presidente do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB), que está com parte da diretoria hoje e amanhã (terça-feira 10) em Patos, com o Conselho Itinerante, regularizando os serviços dos estabelecimentos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Ela explica que, quando não há profissional habilitado durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento, dispensando a medicação à população, esta está em risco. Acrescenta que faz quatro anos que o CRF vem implantando o sistema integral em todo o Estado, mas em Patos isso ainda não acontece, vigorando o de 40 horas semanais, mas que daqui a um ano, aproximadamente, isso venha a ocorrer, tendo em vista na cidade já existir farmácias registradas no Conselho que já atendem essa assistência integral.
Sobre a fiscalização em farmácias públicas e privadas, Cila informa que, além de quatro fiscais do Conselho, a entidade recebe o apoio da Agevisa e das vigilâncias sanitárias dos municípios, cujo trabalho tem sido bastante eficaz, segundo a presidente do Conselho. A OMS recomenda que haja uma farmácia para cada 3 mil a 4 mil habitantes. Apesar do número exorbitante de farmácias na Paraíba, Cila explica que se trata de um comércio regido por lei específica, onde qualquer pessoa pode abrir uma, mas explica que farmácia só é aberta por farmacêutico com nível superior. Para as farmácias irregulares diz que a fiscalização está sendo intensificada, para que regularizem sua situação. A prescrição de medicamentos por pessoas sem qualificação, isso acontece mais acentuado no interior, quando as pessoas em vez de irem ao médico buscam diretamente à farmácia, correndo o risco de tomar medicamento de maneira errada, grande risco para sua saúde. A presidente do Conselho enfatiza que a entidade, juntamente com outros conselhos de classe trabalhando a conscientização da população para que só compre remédios a partir de receita prescrita pelo médico. Enfatiza também a importância da presença do farmacêutico no estabelecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO PHILIPE CHAVES, O Blog que te deixa mais atualizado em seu dia-a-dia.