quinta-feira, 29 de março de 2012

Cássio defende indicação de Ariano para o Nobel de Literatura

Ariano Suassuna será um dos concorrentes ao Prêmio Nobel de Literatura 2012, da Academia Sueca. A indicação do escritor paraibano, membro da Academia Brasileira de Letras, foi defendida pelo Senador Cássio Cunha Lima (PSDB), nesta quarta-feira (28), ao apresentar no Senado Federal, requerimento solicitando que o Congresso Nacional e o Ministério das Relações Exteriores promovam a instrução do pleito.
 “Tem-se na obra e na vida do escritor, nascido na Paraíba, uma expressão filosófica que consegue transpor as limitações temporais e de gerações, conseguindo atingir todos os públicos, e transportar-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima.  Como a disputa pela vaga é dura, Cássio não perdeu tempo e já iniciou o processo de convencimento em busca de apoio dos demais senadores à sua proposta. Cássio entregou, em mãos, cópia do requerimento ao Presidente José Sarney e de teve o apoio imediato de várias lideranças, como os senadores Aécio Neves, Álvaro Dias, Roberto Requião, Armando Monteiro e Cristovam Buarque.
 Na justificativa do requerimento protocolado, o parlamentar paraibano dispensou a biografia burocrática de Ariano Suassuna “como se curriculum vitae fosse: é ele, para além do pecado da palavra, o nosso orgulho”. Afirma o senador Cássio Cunha Lima, que no teatro, na literatura e nos movimentos culturais mais diversos – com destaque para o Movimento Armorial, Ariano também nos permite a catar se que é o encontro da nossa história com a nossa realidade. “A Paraíba, que lhe deu luz e embalou seus primeiros dias, sente-se premiada com essa circunstância de ser o berço de quem nasceu para o mundo. O Prêmio Nobel viria a condecorar, pela primeira vez, um escritor brasileiro e alcançar o que, modernamente, temos de mais prestimoso nas letras, respeitando muitos outros escritores renomados”, afirmou o senador tucano. Há traduções de diversas obras do genial escritor brasileiro em inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês, tornando-as acessível mundialmente e conduzindo a uma análise mais universal da personalidade do povo brasileiro. “ O prêmio, que tem significados pessoal e nacional, é honraria que o indicado merece. Destaque-se que outros escritores brasileiros contemporâneos também mereceriam como exemplo: o amazonense Milton Hatoum, o maranhense Ferreira Gullar, o mineiro Rubens Fonseca, o carioca PauloCoelho e o gaúcho Luis Fernando Veríssimo ”, afirmou o senador Cássio CunhaLima.



Josildo Oliveira tem contas aprovadas... (Câmara de Alagoa Grande)


O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba(TCE-PB), aprovou na tarde desta quarta feira(28), as contas da Câmara de Vereadores de Alagoa Grande referente ao exercício de 2009. A decisão do TCE fortalece mais ainda o atual Presidente Josildo Oliveira.
Em conversa com amigos lá da terra de "Jackson do Pandeiro", fui informado de que alguns adversários políticos de Josildo apostavam na reprovação das contas, para desta maneira o atual vereador tem complicações em registrar a sua candidatura.
Com mais está vitória em sua caminhada política, Josildo Oliveira vai consolidando a sua pré candidatura a vice prefeito na chapa encabeçada por Junior Carneiro e coloca um balde de água fria nas pretensões de seus adversários.
Fonte blog do cristiano alves



MATA REDONDA - Alhandra / PB, terá Unidade do Corpo de Bombeiros

O município de Alhandra vai ganhar uma unidade do Corpo de Bombeiros. O assunto foi discutido na manhã desta quarta-feira (28), durante visita do prefeito de Alhandra, Renato Mendes, ao comandante da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros.
Ao final do encontro, ficou decidido que uma comissão designada pelo comando geral fará vistoria ao local onde será instalada, provisoriamente, a unidade, na comunidade Mata Redonda, localizada às margens da BR-101.
A visita e verificação da provável localização da unidade acontecerão nesta quinta-feira (29). O prefeito disse que esta situação é passageira, pois a Prefeitura de Alhandra está providenciando um terreno para a construção da unidade, também em Mata Redonda.
Localizada na mesorregião da Mata Paraibana e distante 42 quilômetros da Capital, Alhandra tem uma posição estratégica para atendimentos de casos que requerem a presença do Corpo de Bombeiros. Alhandra limita-se com os municípios de Pedra de Fogo (22 km), Caaporã (10 km), Pitimbu (14k m), Conde (18 km) e Santa Rita (45 km).
O coronel Jair Carneiro de Barros disse que a parceria é de fundamental importância e está dentro do plano de expansão da Corporação para outras regiões do Estado. Segundo explicou, a instalação da unidade em Alhandra vai diminuir o tempo de atendimento a ocorrências, principalmente de incêndios e acidentes na área do Litoral Sul do Estado.
Além do coronel Jair Carneiro e do prefeito Renato Mendes, também participaram da reunião o tenente coronel Vilmar Dias Oliveira e os majores José Carlos Souza Neto e Júlio Elísio Candeia.





Correios pretendem contratar mais de 13 mil concursados



Os Correios pretendem contratar 13.727 funcionários para reforçar a operação da empresa diante do aumento da demanda. A maior parte das vagas será destinada para a área operacional, como as funções de carteiro e atendente comercial.

A ampliação do quadro depende ainda da aprovação dos dos Ministérios da Comunicação e do Planejamento. Após a aprovação, os Correios poderão chamar candidatos aprovados no último concurso e que estão em cadastro reserva.

Um novo concurso poderá ser feito caso não haja número de aprovados suficiente. Segundo os Correios, 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para o concurso feito no ano passado, que previa 9.190 vagas. A empresa tem hoje quase 115 mil funcionários, cerca de 85% deles concentrados na área operacional.

O salário inicial do cargo agente de Correios (carteiro, operador de triagem e atendente comercial) é de R$ 942,75, mais benefícios. A função exige nível médio completo.
Fonte portal maispb.com.br





 STJ mantém obrigatoriedade do bafômetro para detectar embriaguez 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira, por cinco votos a quatro, que a comprovação de embriaguez ao volante só pode ser detectada pelo bafômetro ou exame clínico de sangue. O caso, que chegou a ser suspenso por três vezes no último mês, teve de ser desempatado pela presidente da 3ª Seção, a ministra Maria Thereza de Assis Moura. O julgamento foi retomado com quatro votos a favor de mais meios de detecção da embriaguez. O relator do processo, ministro Marco Aurélio Bellizze, foi acompanhado pelos ministros Vasco Della Giustina, Gilson Dipp, e Jorge Mussi. Na sessão de hoje, no entanto, o ministro Sebastião Reis Júnior se juntou aos votos dos ministros Adilson Macabu, Laurita Vaz e Og Fernandes. O voto de minerva veio da ministra Maria Thereza. De acordo com a maioria dos ministros, a legislação brasileira concede ao cidadão o direito a negar qualquer tipo de exame que possa produzir provas contra si. Desta forma, na avaliação do ministro Adilson Macabu, obrigar o motorista a soprar o bafômetro contraria a Constituição. "É inaceitável a tentativa de restringir a liberdade do cidadão mediante o cerceamento de direitos constitucionais. O direito do paciente não produzir provas contra si está assegurado nos meios constitucionais e ignorar isso é o mesmo que ignorar o direito ao silêncio. O que em outros países é relativo, aqui é absoluto: o indivíduo não pode ser compelido a cooperar com o teste de forma expirada (bafômetro) segundo o principio que ninguém é obrigado a se autoincriminar", sentenciou Macabu em seu voto. Outro ponto abordado pelo ministro e que foi seguido pelos colegas versa sobre o texto da chamada Lei Seca. De acordo com o Macabu, a lei é clara ao afirmar que os únicos meios legais previstos para detectar a presença de álcool no sangue são o bafômetro e o exame de sangue.

"O decreto regulamentador, podendo ampliar quaisquer meios de provas, tratou especificamente de dois exames por meios técnicos e científicos que poderiam ser realizados em aparelhos homologados pelo Contran, como o etilômetro e o exame de sangue. O administrador preferiu limitar única e exclusivamente a aferição do grau de alcoolemia pelos métodos legalmente por ele previsto", disse. Leia mais>>
 

Fonte maispb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO PHILIPE CHAVES, O Blog que te deixa mais atualizado em seu dia-a-dia.