O governo federal anunciou oficialmente o primeiro cancelamento de uma obra prevista para a Copa do Mundo de 2014. A construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília não será mais realizada, diferentemente do que havia sido prometido em 2010.
De acordo com o Ministério do Esporte, a retirada do VLT da lista de
obras para a Copa foi uma solicitação do governo do Distrito Federal.
Seria ele o responsável por construir o trem urbano que ligaria o
aeroporto ao terminal de ônibus da Asa Sul.
A linha do VLT era a principal obra de mobilidade urbana de Brasília
para o Mundial de 2014. A obra estava orçada em R$ 276,9 milhões. Desse
valor, R$ 263 milhões viriam de recursos do governo federal. Só R$ 13,9
milhões seriam investidos diretamente pelo Distrito Federal.
O governo do DF, no entanto, não conseguiu contratar a obra a tempo
para que ela fosse concluída até o Mundial. Uma licitação realizada
para contratar a obra foi anulada na Justiça por irregularidades e não
houve prazo para que uma nova concorrência fosse feita.
O VLT de Brasília era um dos cinco trens urbanos previstos na Matriz
de Responsabilidades da Copa do Mundo. Fortaleza, Manaus, São Paulo e
Cuiabá também pretendem concluir uma nova linha de trem até o Mundial.
No caso de Cuiabá, a construção do VLT já virou uma novela. Segundo
revelou o UOL Esportes, a obra foi contratada por meio de uma licitação
suspeita. Por falta de planejamento, a Justiça já paralisou a
construção duas vezes. Na quinta-feira, a obra foi novamente liberada.
Com a retirada do VLT de Brasília da lista de obras para a Copa, o
custo da preparação do Brasil para o torneio caiu. O valor total das
obras e projetos para o Mundial era de cerca de R$ 27,6 bilhões. Agora,
é de R$ 27,3 bilhões.
Fonte: WSCOM
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