sexta-feira, 21 de junho de 2013

Novo protesto é marcado em JP; dessa vez, grupo se reúne na próxima 3ª contra a PEC 37


protesto foi registrado nas redes sociais

Logo após o término do protesto que reuniu cerca de 22 mil pessoas na Capital, o movimento 'João Pessoa, avante'  marcou uma nova manifestação através da rede social Facebook. Dessa vez, convoca a população para comparecer na próxima terça-feira (25), as 16h, na Praça dos Três Poderes, também no Centro da Capital.
Um dos organizadores do evento informou que nesta sexta-feira (21), os manifestantes se reunirão a partir das 17h na Praça da Alegria, na Universidade Federal da Paraíba. O aviso na rede social é claro: "Protesto contra a violência. Se tiver com vontade de ir para vandalizar, fique em casa. Esse protesto é pacífico e não incentiva a violência", disse.
PEC 37
Uma das bandeiras levantadas pelos manifestantes de diversas regiões do Brasil pede o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).
A PEC 37 sugere incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. O item adicional traria a seguinte redação: "A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente".
Novo protesto em João Pessoa será contra a PEC 37
Manifestações
O secretário executivo de Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Bezerra, disse que o público estimado da manifestação em João Pessoa, nesta quinta-feira (20), foi de 22 mil pessoas. Ele confirmou que nenhuma ocorrências grave foi registrada e que a principal característica do movimento foi a tranquilidade com a qual os percursos foram feitos pela multidão.O Governo garantiu tranquilidade dos protestantes.
Depois de percorreram as principais ruas do Centro de João Pessoa, os milhares de manifestantes caminharam pela avenida Epitácio Pessoa, com encerramento no Busto de Tamandaré, na orla marítima.
Dentre as principais reivindicações estão a redução da tarifa dos ônibus de João Pessoa, a permanência do deputado federal Marcos Feliciano na presidência da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal e a pela derrota da PEC 37. 
No caminho, eles acabaram paralisando temporariamente o trânsito por todas as vias que dão acesso ao anel interno da Lagoa.
Manifestantes na frente do Palácio da Redenção
A Polícia Militar informou que três pessoas foram detidas por incitação ao vandalismo, mas foram liberadas em seguida. Os policiais acompanharam de longe toda a movimentação e foram aplaudidos em alguns momentos.
O presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Antônio Radical, foi recebido nesta quinta-feira (20) com vaias e cartazes de protesto na manifestação realizada em frente ao colégio Lyceu Paraibano.
Blog do PhilipeChaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO PHILIPE CHAVES, O Blog que te deixa mais atualizado em seu dia-a-dia.