sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Relatório de comitiva da AL-PB em visita às obras do São Francisco será distribuído em revista


Relatório de comitiva da AL-PB  em visita às obras do São Francisco será distribuído em revista 

O deputado Francisco de Assis Quintas (DEM) informou nesta quinta-feira (25) que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba , na pessoa do presidente Ricardo Marcelo (PEN), autorizou a confecção de uma revista com as informações do relatório da visita de inspeção às obras do projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco, realizada por uma comissão do Poder Legislativo  entre os dias 4 e 7 de setembro. Segundo Quintans, a revista será distribuída com os deputados federais, estaduais, senadores, prefeitos e vereadores eleitos de todas as cidades dos quatro estados – Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará – que compõem a bacia receptora do projeto da transposição, para que todos tomem conhecimento do trabalho que a Assembleia paraibana está executando.
“Somos deficitários do ponto de vista hídrico e só temos uma maneira de corrigir esta distorção que é trazer águas do Rio São Francisco. Neste sentido, o presidente Ricardo Marcelo e os demais 35 deputados desta Casa têm uma preocupação permanente com ações transformadoras. Assim, espero que, de posse do relatório fiel, bem fundamentado tecnicamente, haja sensibilidade de toda a classe política dos quatro estados que receberão as águas, que eles leiam nosso relatório e possam contribuir através de suas prerrogativas de senadores, deputados e prefeitos no sentido de avançarmos e concluímos a obra tão importante para a Paraíba, Pernambuco, Ceará e o Rio Grande do Norte”, afirmou.
O deputado Quintans disse que se for necessário montará uma barraca em frente ao Palácio do Planalto para sensibilizar a classe política em Brasília da viabilidade e da importância da obra para o desenvolvimento da região Nordeste. “Todo mundo pode montar uma barraca, por que eu não posso montar uma barraca e acampar em frente ao Palácio do Planalto para mostrar que a Assembleia está atenta, vigilante ao problema mais sério que a Paraíba enfrenta, que é a falta de água. Não vejo como desenvolver o Estado se não tivermos água”, sustentou. Relatório: No documento - que será encaminhado à Presidência da República, ao Congresso Nacional e autoridades dos nove estados nordestinos - são elencadas 14 sugestões para viabilizar a conclusão do projeto e otimizar sua execução. Na visita, a comissão comandada pelo deputado Francisco de Assis Quintans (Democratas) percorreu 1.900 quilômetros nos eixos Norte e Leste do projeto de Transposição e constatou alguns problemas, a exemplo da paralisação em trechos da obra e problemas ambientais nos rios Paraíba e Piranhas, entre outros.
Entre as sugestões apresentadas no relatório está a criação pelo Governo do Estado de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para estudar os problemas ambientais que irão ocorrer com a entrada das águas no Estado. A agilização de obras sanitárias nos 54 municípios paraibanos que serão beneficiados com o projeto e a proposta de fortalecimento da Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa) também integram a lista. Além da Comissão da Assembleia Ledgislativa, também participaram da comitiva representantes do Ministério da Integração Nacional, do Governo da Paraíba, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Associação Paraibana de Imprensa (API).
Fonte: PBHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO PHILIPE CHAVES, O Blog que te deixa mais atualizado em seu dia-a-dia.