Apenas nas agências da Caixa Econômica Federal e do Itaú os pesquisadores não encontraram empecilhos
Os bancos ainda dificultam a contratação de pacotes de serviços
grátis pelos seus clientes. A conclusão é de um levantamento feito pelo Idec
(Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com os seis maiores bancos que
atuam no país. Os bancos negam.
Desde 2008 os bancos precisam, obrigatoriamente, oferecer o pacote gratuito.
Esse pacote foi estabelecido pelo Banco Central e inclui os seguintes serviços
gratuitos mensais: quatro saques (no caixa do banco ou nos caixas eletrônicos),
duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior,
um extrato anual e dez folhas de cheque.
O Idec fez a pesquisa em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa
Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander.
Os pesquisadores pediram que suas contas correntes fossem
alteradas para contas de serviços essenciais. Alguns funcionários, segundo o instituto, não tinham conhecimento
desse direito e outros se negaram a fazer a conversão.
Os bancos creditam o resultado do teste a "falhas pontuais".
Segundo o Idec, no HSBC, o atendente negou que a conta gratuita
existisse. Ele confundiu os serviços essenciais com o pacote padronizado (que
reúne uma quantidade maior de serviços e deve ser oferecido também por todos os
bancos, mas é cobrado). Por fim, alterou a conta do pesquisador para o pacote
padronizado, que custa R$ 13,50 no HSBC. Leia mais>>
Fonte: WSCOM
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