segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ronaldo Cunha Lima tem dificuldade de falar; “A saúde dele está bastante debilitada”, revela Cássio Cunha Lima

    O ex-governador da Paraíba enfrenta difíceis problemas na saúde desde o final do ano passado, porém o poeta segue em casa com os cuidados de médicos e familiares. Em entrevista ao MaisPB, o senador Cássio Cunha Lima falou do estado do pai. “A saúde dele está bastante debilitada”.

“Ele está em casa, o estado dele é delicado. Ele está consciente, conversa, não fala mais com a fluência que falava, mas o estado dele é que se pode dizer, na linguagem medida, estável”, revelou Cássio.

Em 24 de julho de 2011, Ronaldo foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com diagnóstico de tumor no pulmão. O Tratamento seguiu, mas em dezembro, o poeta teve novas dificuldades respiratórias com algumas internações durante este ano no Hospital da Unimed, em João Pessoa.

Médicos fazem atendimentos gratuitos para identificar câncer

 Nesta segunda-feira (16), Dia Mundial da Voz), médicos estarão realizando atendimentos gratuitos em pessoas com queixa de rouquidão persistente, no Hospital Edson Ramalho, das 9h às 16 horas. Após avaliação, com fonoaudiólogos e médicos, e identificada alteração vocal, os pacientes serão submetidas a um exame gratuito de videolaringoscopia para o diagnóstico do câncer de laringe. O objetivo da ação, que faz parte da 10ª Campanha Nacional da Voz, é orientar sobre os principais cuidados com a saúde vocal e alertar a população para o diagnóstico precoce do câncer de laringe. Também haverá distribuição de cartazes e panfletos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de câncer de laringe. São mais de 15 mil por ano, sendo mais de 8 mil fatais, apesar das chances de cura superarem os 90% se detectado precocemente. Para o ano de 2012, no Brasil são esperados 6, 1 mil casos novos de câncer de laringe, com um risco estimado de 6 casos a cada 100 mil homens. Em homens o câncer de laringe é o sexto mais incidente na região Nordeste. No mundo, o câncer de laringe é o segundo do aparelho respiratório, sendo o mais comum entre os diversos tipos de câncer de cabeça e do pescoço, representando 2% do total das neoplasias malignas. O tabaco é o principal fator de risco para câncer de laringe, que é potencializado ao ser associado ao álcool. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de laringe. Quando o fumo é associado ao consumo de bebidas alcoólicas, as chances são 43 vezes maiores. Outros fatores são: histórico familiar, má alimentação, inflamação crônica da laringe causada pelo refluxo gastroesofágico, papiloma vírus (HPV). Leia mais>>
Fonte maispb

MPPB manda instalar detectores de metais e câmeras em escola pública de JP

 O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao secretário de Educação e Cultura do Estado a instalação, no prazo de 30 dias, de detectores de metais e de sistema de monitoramento por câmeras no interior de uma escola estadual localizada em João Pessoa. A medida atende à solicitação da direção da unidade de ensino, que recorreu à Promotoria de Justiça de Defesa da Educação para resolver os problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Segundo o diretor, há registro de alunos que ingressaram na escola portando arma de fogo e arma branca. Outras denúncias indicam que estudantes estariam consumindo drogas e bebidas alcoólicas na unidade de ensino. A situação levou 20 alunos a solicitarem pedido de transferência. De acordo com a promotora de Justiça da Educação, Fabiana Lobo, o nome da escola será preservado a pedido da direção para que não haja pânico na comunidade escolar. Para ela, a instalação de detectores e de câmeras visa dificultar a prática de crimes e de atos infracionais que vêm gerando situação de extrema insegurança na comunidade escolar. “Todos os alunos têm direito a um ambiente escolar saudável, sem qualquer forma de prejuízo ao normal desenvolvimento das atividades pedagógicas”, defendeu. A recomendação feita na semana passada será estendida a mais três escolas públicas (uma municipal e duas estaduais) da Capital que já encaminharam relatório à Promotoria de Justiça da Educação sobre a violência e a indisciplina praticadas por alunos. “Já foi designada audiência com os diretores dessas escolas e com as secretarias da Educação para tratar do assunto”, disse Fabiana Lobo. Leia mais>> 

Fonte click pb 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO PHILIPE CHAVES, O Blog que te deixa mais atualizado em seu dia-a-dia.